terça-feira, 30 de abril de 2013

0 Paraná tem mais de 20 mil vagas para cursos técnicos gratuitos

Senai-PR oferece cursos técnicos para capacitar futuro profissional da indústria 
(Foto: Gilson Abreu/Senai/Divulgação)

Cerca de 22 mil vagas para cursos técnicos gratuitos estão disponíveis no Paraná para quem tem interesse em se aprimorar e conseguir melhores colocações no mercado de trabalho. Só o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná oferece 17 mil vagas em 45 unidades em todo o estado. Os cursos de educação profissional e tecnológica são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.

Os cursos do Senai duram entre um e dois anos e tem como objetivo capacitar um futuro profissional da indústria. Eles oferecem conhecimentos teóricos e práticos de diversas atividades do setor industrial e são habilitados pelo órgão regulamentador da profissão, o que permite o credenciamento do aluno. Pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio podem fazer os cursos.

De acordo com o Senai, os profissionais que se formaram nos cursos técnicos da entidade conseguiram aumentar em 24% a renda após um ano da finalização do curso. Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica, Tecnologia da Informação e Logística estão entre os cursos mais procurados no Senai.

Os interessados nos cursos técnicos do Senai devem acessar o site da entidade ou ligar no telefone: 0800-648 0 088.

Senac
Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Paraná oferece 838 vagas gratuitas em 11 cidades do estado. Esses cursos são ofertados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e pelo Pronatec. Os candidatos aos cursos devem ter renda familiar, por pessoa, de até dois salários mínimos. 

As inscrições podem ser feitas apenas pelo site do Senac-PR. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 643 6 346.

As vagas oferecidas pelo Senac-PR são nos seguintes cursos técnicos: Enfermagem, Radiologia, Guia de Turismo, Logística, Informática para Internet, Rede de Computadores, Vendas, Segurança do Trabalho e Saúde Bucal.

UFTPR
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com edital de seleção para o segundo semestre de dois cursos do campus Curitiba: Mecânica e Eletrônica, com 40 vagas cada um. As inscrições custam R$ 35,00 e podem ser feitas a partir de quinta-feira (2). Para mais informações sobre o edital e os cursos, basta acessar o site da universidade ou ligar no telefone (41) 3310-4545.

Instituto Federal do Paraná
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está com vagas abertas até só dia 10 de maio para o processo seletivo dos cursos técnicos à distância. Os três cursos técnicos oferecidos são em Hospedagem, Transações Imobiliárias e Agente Comunitário de Saúde. No total, 4.080 vagas são oferecidas em várias cidades do estado.

Formação Inicial e Continuada (Fic) 
Também estão abertas, em diversos municípios paranaenses, as inscrições para os cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (Fic) do Programa 
Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Esses cursos duram entre dois e três meses, dependendo da opção escolhida – enquanto os cursos técnicos têm duração média de dois anos.

Em Curitiba, são aproximadamente 3.500 vagas abertas para os cursos profissionalizantes, como Instalador de Rede de TV a Cabo e Via Satélite, Desenhista de Móveis, Auxiliar de Crédito e Cobrança, entre outros. A lista de cursos do Pronatec e os cursos técnicos estão disponíveis no site do IFPR.

Portal G1.


Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates