quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

0 Tempo é Dinheiro...




          Qual o principal objetivo de uma empresa? 
          A não ser que se trate de alguma entidade Filantrópica, é obvio que toda organização empresarial visa primeiramente o lucro em seus negócios e, neste contexto cabe perfeitamente o jargão popular “Tempo é Dinheiro”.

          "Dura lex, sed lex" é uma citação que vem do Latim e significa “A lei é dura, porém é a lei”, nos mostra que ela existe para ser cumprida. Portanto, as Normas Regulamentadoras de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho, devem sem sombra de dúvida ser obedecidas. Porém, nós profissionais do setor precisamos ajustar de maneira eficiente, obrigação e praticidade. 

          A máquina produtiva não pode parar, e tem empresário que acha absurdo ver empregados dentro de uma sala de treinamentos, quando deveriam estar produzindo em seus postos de trabalho. (Não lhe tiro a razão, mas esse mesmo empresário necessita compreender que trabalhador não treinado é igual a acidente de trabalho, o que implica em... “despesa”).

          O Prevencionista deve avaliar o que precisa ser cumprido e o que de fato pode ser feito para garantir a saúde e segurança do trabalhador.

          Pragmatismo é o termo correto. 
          A Lei especifica o que deve ser seguido, mas a forma como ela será empregada cabe ao profissional de SST definir através de seus métodos de trabalho.

          De nada resolve ficar perdendo tempo com longos treinamentos desnecessários (dependendo do caso é claro) para preparar empregados com instruções maçantes e demoradas. 

           Vou dar um exemplo:

          - Vamos imaginar a seguinte situação, em que um trabalhador vá realizar um determinado serviço cuja execução demande Proteção Respiratória. Não há a necessidade de levar (como eu já vi um TST fazer) todos os tipos de máscaras e filtros para treinar o trabalhador em questão. Basta que se efetue o levantamento dos riscos aos quais estará exposto, o tipo de equipamento adequado e então executar o treinamento em cima desses dados colhidos, sem ficar amarrando e, pior, “se” amarrando. 

          Não desperdice o tempo, treine e trabalhe de acordo com a necessidade do freguês e todos lucram, afinal, Tempo é Dinheiro!


Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates