quarta-feira, 26 de junho de 2013

0 Trabalho infantil será fiscalizado durante Festival de Parintins, no AM

Atividades que exploram o trabalho infantil no comércio de ambulantes serão fiscalizadas a partir desta quarta-feira (26) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/AM), durante o 48º Festival Folclórico de Parintins

Os trabalhos executados pelo MPT incluem também vistorias na utilização incorreta de equipamentos de trabalho que possam colocar em risco a segurança de comerciantes e visitantes, como botijas de gás e ligações elétricas.

O MPT informou que desde 2011 realiza ações de adequação do ambiente de trabalho em Parintins, município localizado a 325 km de Manaus, às Normas Regulamentadoras relacionadas à saúde e segurança no trabalho

Os procuradores do órgão se dividirão em duas frentes de trabalho para tentar garantir os direitos sociais dos trabalhadores de um modo geral e combater a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes.

Durante a fiscalização do MPT em 2012, foram observadas a falta do uso de equipamentos de segurança individual, a não organização do ambiente de trabalho, estruturas metálicas, ferros, tecidos, isopores, madeiras e outros materiais semelhantes obstruindo as rotas de fuga, lixo espalhado pelo ambiente de trabalho e falta de higiene nos banheiros. 

Este ano, o MPT volta a vistoriar as atividades dos artistas na praça dos bois, durante o trajeto das alegorias para o bumbódromo e durante a entrada das agremiações na arena, nos dias 28, 29 e 30 de junho.

CatadoresO MPT,  em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município, traçou um plano emergencial para tentar reduzir o impacto de geração de resíduos durante o Festival. Os catadores passaram por um cadastramento e poderão trabalhar recolhendo latinhas dentro do Bumbódromo. Os credenciados se comprometeram a não levarem crianças ou adolescente para acompanhá-los sob pena de perderem o credenciamento para os próximos anos.

A medida emergencial faz parte das articulações que o MPT vem realizando para tentar inserir os catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis no processo de gestão dos resíduos sólidos e para tentar garantir remuneração justa e ambiente de trabalho digno à categoria.

Portal G1.

Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates