Nesta tarde de quinta feira (02.05), um acidente de trabalho foi registrado em um silo graneleiro de Canarana. Segundo as primeiras informações extraoficiais, o acidente ocorreu no silo da empresa Volta Grande Armazéns Gerais.
Pelo menos um trabalhador pode ter morrido. Há poucos dias, um acidente em um silo da Cargill causou a morte de 4 trabalhadores, deixando a cidade em luto.
Três homens trabalhavam no silo graneleiro quando, ao que tudo indica, a tubulação do triturador de soja, que é usado para escoar os grãos, entupiu. Quando o trabalhador desceu para desentupi-lo, aconteceu o trágico acidente onde o trabalhador morreu triturado.
A Politec de Água Boa está no local do acidente realizando o trabalho técnico.
O acidente aconteceu por volta das 16h00, o trabalhador morreu triturado. Segundo informações, alguns homens estavam dentro de um silo, onde a soja não dava vazão por ter entupido o canal de escoamento. O trabalhador foi tentar desentupir quando aconteceu o acidente. Ele acabou sendo puxado e morreu triturado, visto que a tubulação por onde sai a soja é parecido com um triturador. Ele teria ficado somente com os braços para fora porque os outros homens tentaram puxá-lo. Segundo o investidor Molina, a cena é chocante.
O corpo da vítima João Antonio da Silva, foi retirado do local e levado a Água Boa para necropsia na Politec. No momento do acidente, os colegas tentaram resgatar a vítima, mas quase foram tragados. Um dos funcionários conseguiu desligar o equipamento, porém, infelizmente o corpo do trabalhador já havia sido triturado. A Polícia Civil fez o isolamento do local para a realização de perícia. O silo tem capacidade de 100 mil sacas/ 60 kg c.
Com esse, já é o sétimo trabalhador que morre em silos de armazenagens de grãos, somente neste ano em todo o estado. Cinco em Canarana. No último dia 21.04 aconteceu uma grande tragédia em um armazém da Cargill de Canarana (relembrado abaixo). No ano passado (notícia abaixo) um trabalhador de apenas 20 anos também acabou morrendo de forma semelhante em um armazém da Caramuru de Canarana.
Relembrando dia 21/04/2013 morreram 4 trabalhadores na Cargil:
Por volta das 16:00hs do domingo aconteceu um desmoronamento de um silo de espera da unidade da CARGILL de Canarana. Segundo as informações 4 trabalhadores acabaram em baixo de uma quantidade muito grande de soja, onde um silo havia explodido. O acidente teria acontecido devido a soja ter inchado. Por volta das 18:00hs um trabalhador foi encontrado morto pela equipe de buscas.
Uma hora depois, outros dois trabalhadores foram encontrados sem vida. Houve muita dificuldade nas buscas.
Segundo as informações obtidas na Policia Militar através do Soldado Xavier as vítimas são;
Carlos Alexandre Rodrigues dos Santos, Vitor Domingos dos Passos, Luciano dos Santos da Silva e Eiangi Marcelo Kalapalo.
As três vítimas foram levadas para Água Boa pela Politec. Na manha seguinte foi encontrada a quarta vítima. Segundo informações, na hora do acidente foi possível ouvir um barulho onde alguns trabalhadores conseguiram sair do local.
Já em 2012, houve outra morte parecida:
Era por volta das 10:30 hs, dia 21 de abril. João Evilson Costa Borges, 20 anos morreu por asfixia mecânica, no armazém da Caramuru, que fica as margens da MT-326, aproximadamente 7 km da cidade. Segundo informações da Polícia Civil, João Evilson Costa Borges, desceu até o compartimento onde a soja é puxada por uma boca para ser estocada nos silos, visto que a boca aparentava estar trancada. Os demais funcionários perceberam a demora do colega e começaram a procurá-lo, mas ele não respondia aos chamados.
Quando desentupia a boca, uma avalanche veio sobre João Evilson, cobrindo todo seu corpo. Ele foi encontrado sentado em frente a boca e com o rodo que estava sendo usado para desentupir em sua mão, numa profundidade de três metros abaixo do nível da soja. Para a remoção do seu corpo, boa parte da soja teve que ser escoada.
A princípio as medidas de segurança para o trabalho em questão não foram obedecidas. Uma delas seria amarar a pessoa que faz a desobstrução da boca em uma corda. Caso aconteça a avalanche, outra pessoa puxa o mesmo para cima.
A Polícia Civil agora investiga o caso. João Evilson era natural de Santa Terezinha MT, atualmente morava no bairro União.
O graneleiro tem capacidade para armazenar 1 milhão de sacas de soja, porém na presente data havia cerca de 200 mil sacas;
 |
Local onde foi encontrado o trabalhador - Foto retirada CanaranaNews. |
 |
Local onde foi encontrado o trabalhador - Foto retirada CanaranaNews. |
O corpo da vítima foi encontrado as 15h10min sob a soja próximo a uma das bocas de escoamento para carregamento.
Fonte: CanaranaNews.