sábado, 4 de maio de 2013

0 Falta de segurança causa 80% dos acidentes em obras no interior de SP

Armando Henrique, presidente da Fenatest - Foto reprodução EPTV
Os dois acidentes de trabalho registrados em 40 dias nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, nos quais um operário morreu e outros 15 ficaram feridos, apontaram para a falta de profissionais de segurança do trabalho. Em 80% dos acidentes registrados na região de Campinas (SP) este ano, não havia a presença deste profissional, segundo a Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest).

A engenheira de segurança Solange Delamain lembra que é atribuição do técnico verificar todas as situações de segurança nos trabalhos realizados, treinamentos e situações de risco. Porém, essas tarefas nem sempre são respeitadas por causa dos prazos de entrega, segundo ela. “Muitas vezes a pressa e o cronograma apertado levam os trabalhadores a fazer as atividades sem que sejam asseguradas as medidas de segurança”, apontou Solange.

Para o presidente da Fenatest, Armando Henrique, as empresas de construção civil contratam os técnicos, mas não dão a liberdade e as condições de trabalho adequadas para os profissionais. “A maior parte das obras tem os serviços terceirizados. Como as obras tem prazo de entrega, a corrida contra o tempo torna a ação do profissional limitada. Além disso, as empresas entendem que investir em prevenção é custo e não investimento”, explicou. O presidente considera ainda a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) “debilitada”.


Fiscalização do MTEPor causa dos acidentes o TEM interditou parte das obras no aeroporto. O gerente regional do ministério, Sebastião Jesus da Silva, afirma que multas são aplicadas com frequência para as empresas com irregularidades, no entanto, ele reconhece que há falhas na fiscalização.
É lógico que é responsabilidade nossa, mas falta auditor fiscal, por outro lado, é obrigação do empregador. Ele sabe que com o aumento da mão de obra, tem que aumentar o número de técnicos de segurança. Essa também é uma responsabilidade do empregador”, disse.

Portal G1.

Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates