quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

0 Quando a Gestão é Burra, a Justiça Manda Pagar - Parte2



A Jovem Kelly Nield de 25 anos da cidade de Ellesmere Port na Inglaterra, pendurava cabides em uma máquina transportadora quando seu cachecol e cabelo ficaram presos na correia dentada do equipamento logo que ela abaixou-se para pegar os cabides acumulados. 
Kelly sofreu ferimentos graves, perdeu praticamente todo o seu cabelo e ainda fraturou um dedo. A funcionária passou por várias cirurgias ficando internada por 3 meses.
                            
A Mainetti Ltd. (empregadora), instalada no parque industrial de Deeside na Inglaterra, foi multada em mais de £ 82.000 (libras), valor em torno de R$ 337.000, sem contar a indenização paga à funcionária acidentada, e de quebra, ainda foi processada por falhas graves de segurança.
O equipamento que causou o acidente, deveria possuir um botão de emergência ou “botão de pânico” para ser desligado em casos como este, diminuindo assim o impacto do acidente. Além disso, a empresa não possui nenhum tipo de documentação relativa a saúde e segurança do trabalho.
A empresa foi declarada culpada por violar três regulamentos e por não fornecer equipamentos de segurança.

O inspetor de segurança da HSE, David Wynne declarou após a audiência: “Este terrível acidente de trabalho sofrido pela Srta. Neil poderia facilmente ter sido evitado se as medidas corretas de segurança tivessem sido tomadas pela Mainetti Ldt".

Ps: Amigos, lá vou eu novamente discorrer sobre a insegurança que ronda constantemente o trabalhador.
Não foi a primeira e lamentavelmente não será a última vítima desse tipo de acidente. Basta você pesquisar no Google e irá descobrir que só aqui no Brasil, é horroroso o número de sinistros dessa natureza.
Faltou avaliação de riscos, treinamento, fiscalização, atenção e conscientização.
Empresas como essa existem, infelizmente aos montes por aí. Acham que é bobagem contratar um profissional de segurança e pagam para ver o acidente acontecer. 

Observem a foto do equipamento e me digam se é necessário mais do que um pouco de discernimento para perceber o perigo que ele oferece. Sem proteção nas partes móveis, sem botão de emergência, trabalhadores sem treinamento.

Eu desafio você a entrar em um shopping qualquer, de sua escolha, faça uma pesquisa nas lojas (como eu já fiz) e ficará (como eu fiquei) impressionado com o descaso do quesito segurança, pois na maioria das empresas que operam dentro desses centros comerciais, o assunto "segurança do trabalho" é desconhecido. Os patrões, que tanto lucram com a inestimável colaboração de seus empregados podem e devem começar a dar uma atenção especial a estes seres humanos que saem de suas casas buscar o sustento de suas famílias e muitas vezes não retornam em consequência de acidentes toscos e perfeitamente "evitáveis" como este.

É como eu digo: “QUANDO A GESTÃO É BURRA A JUSTIÇA MANDA PAGAR”!
José Idênio.

Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates