domingo, 13 de janeiro de 2013

0 Quando a Gestão é Burra, a Justiça Manda Pagar!

A empresa de instrumentos Cambridge Scientific Products, em Massachusetts, juntamente com seu consultor de segurança foram multados em mais de £11,000 por colocar em risco a vida de seus funcionários que ficavam expostos a produtos químicos perigosos.

Adam Conventon, de 36 anos conta que sofreu irritação nos olhos, dores de cabeça, dificuldades respiratórias, após ter sido exposto a substâncias nocivas durante sua jornada de trabalho na empresa.
Seu trabalho era preparar e pintar pequenos componentes para instrumentos científicos. Para isso, usava alguns produtos químicos como o Tricloroetileno¹ utilizado para limpar metais antes da pintura, além das tintas contendo Isocianatos².

A investigação da Health and Safety Executive (HSE) descobriu que a empresa não fornecia equipamentos adequados de proteção a seus funcionários e nem local adequado ao descarte dos materiais químicos utilizados.
Além da empresa, foi multada também a empresa de consultoria de segurança que também não forneceu treinamentos e proteção devidas garantindo a saúde e bem estar dos trabalhadores.
  







¹Segundo o Wikipédia, Tricloroetileno (também chamado de tricloreteno), TCE, é uma substância cuja fórmula química é (C2HCl3). Sua aparência é a de um líquido claro não inflamável, com cheiro adocicado e irritante. O Tricoloroetileno é também conhecido pelos nomes de Tri, Triclor e Tricki.
É um hidrocarboneto clorado comumente usado como um solvente industrial e principalmente para o desengordurar peças metálicas, e também como ingrediente em adesivos, líquidos para remoção de pinturas e para corretores de escrita e removedores de manchas.

Efeitos Fisiológicos

A depressão do Sistema nervoso central é o efeito mais proeminente da exposição ao TCE, além de alterações neurológicas, lesões no fígado, Toxicidade Renal, Anormalidades Reprodutivas, Dermatite por contacto, diminuição do apetite, irritação gastrointestinal, dores de cabeça, Arritmias cardíacas.

Essa substância também é considerada cancerígena pois produz cancro do fígado ou do pulmão.

Efeitos Neurológicos

Os efeitos neurológicos da exposição ao TCE são, de uma maneira geral muito parecidos aos efeitos do Álcool. Os estudos revelam que as pessoas expostas apresentam sinais de enjôo, irritação das mucosas, aumento do tempo de reação e ação. Os efeitos desaparecem ao fim de algumas horas. Em termos de exposição crônica, um estudo feito com 73 trabalhadores que ficaram expostos ao TCE no período de 1 (um) mês a 15 (quinze) anos, revelou os seguintes sintomas:
Ataxia (Falta de coordenação dos movimentos, podendo afetar a força muscular e o equilíbrio), Redução de apetite, Dores de cabeça, Perda da memória de curta duração, Perturbações do sono e Vertigens.

²Segundo o CDC, Isocianatos,  são encontrados em colas, resinas e tintas. A inalação de seus vapores pode causar sensibilização séria do trato respiratório e deve ser evitada.

É um produto químico reativo e de baixo peso molecular. 
São amplamente utilizados na fabricação de espumas flexíveis e rígidas, revestimentos, fibras, tintas e vernizes, sendo cada vez mais utilizados na indústria automobilística, materiais de isolamento e de construção. 

Efeitos

São muito irritantes para as Mucosas dos Olhos, Trato Gastrointestinal e Respiratório. O contato direto da pele também pode causar inflamação acentuada. Pode sensibilizar os trabalhadores, tornando-os sujeitos a Ataques de Asma graves se forem novamente expostos. Inclusive já foi relatado o caso de óbitos por ataque de asma de alguns trabalhadores expostos a esta substância.

Senhores leitores deste Blog: farei apenas um comentário a respeito dessa notícia, “QUANDO A GESTÃO É BURRA, A JUSTIÇA MANDA PAGAR!”


Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates