sábado, 5 de janeiro de 2013

0 Negligências Cotidianas



   Tenho por costume carregar a câmera fotográfica, pois sempre existe a possibilidade de flagrar algo interessante.


    Falar e escrever sobre Negligência, Irresponsabilidade e Desleixo na Segurança do Trabalho, não deveria, mas é fácil por que é coisa que não cessa. Por um lado a ignorância de quem se submete a um trabalho arriscado por necessidade do dinheiro. Por outro, o descaso de quem contrata e expõe o trabalhador à situação de risco sem fornecer a ele, treinamento e equipamentos adequados à execução da tarefa.



     Dia 22 de dezembro de 2012, sábado por volta das 14h00min, saindo de Artur Nogueira - SP, em direção a Cosmópolis-SP, pela Rod. Milton Tavares, lá estava à situação esperando para ser registrada pela digital.


     Dois trabalhadores, sem absolutamente nenhum tipo de proteção, sobre um galpão. Pelo que entendi, estavam fixando a cobertura do prédio. Se você aproximar a foto, poderá observar também, outra falha grotesca. Um dos homens, segura uma “furadeira”, que com certeza está conectada a um cabo energizado e que por sua vez deve estar estendido por sobre as chapas galvanizadas. O trabalhador, não usa luvas, cinto, capacete, óculos de proteção, ou seja, está completamente exposto a um possível choque elétrico ou queda.

    
Da altura em que se encontravam (sendo bastante otimista) uma queda teria consequências gravíssimas. Observe também em uma das fotos, que o mato do canteiro central da rodovia, está deitado pelo vento que, naquele momento soprava bem forte, fator que aumentava mais ainda o risco de aqueles trabalhadores perderem o equilíbrio vindo a cair.

     Amigos, a linha entre a ocorrência ou não de um acidente é tênue. Até quando empregados e empregadores seguirão brincando sobre ela?

José Idênio. 

Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates