domingo, 23 de dezembro de 2012

0 Madrugada explosiva em Serra Negra/SP após show de João Neto & Frederico deixa 4 feridos

Foto retirada do site oficial de João Neto & Frederico
 Quatro pessoas que trabalhavam na equipe da dupla João Neto & Frederico ficaram feridas na madrugada deste domingo (23), em Serra Negra (SP), após uma explosão. As vítimas sofreram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus e foram socorridas no hospital do município. Por volta das 15h, elas foram transferidas com estado de saúde estável para uma unidade médica de Mogi Guaçu (SP). 

O acidente, segundo a enfermeira responsável pelo hospital de Serra Negra, ocorreu após o show dos sertanejos em um espaço na Av. Juca Preto. Geraldo Lindairo, de 46 anos, Renato Dias e Jonatas Ricardo, de 18, e Lecio Gonçalves, de 34, levavam a embalagem com os fogos de artifício para um caminhão, por volta das 4h30, quando ela caiu e explodiu. O público já havia deixado o local quando ocorreu o acidente. 
A ocorrência foi registrada como "Acidente de Trabalho" e, segundo a Polícia Militar, os ferimentos foram causados por um material usado para iluminação das apresentações.

Transferência
A enfermeira responsável pelo hospital informou que Lindairo, Dias e Ricardo são funcionários terceirizados da dupla sertaneja. Eles foram transferidos para Mogi Guaçu, já que as famílias moram em Estiva Gerbi (SP).

O funcionário da dupla, Lecio Gonçalves, sofreu queimaduras em 20% do corpo e deve ser transferido para um hospital de Goiás. O local e horário não foram confirmados.

A assessoria da dupla não foi encontrada para comentar o assunto até a publicação da reportagem.

Fonte: http://g1.globo.com



PS:
Sempre é bom lembrar e informar, que Fabricar e Vender Fogos de Artifício e Pirotécnicos necessita autorização expressa do Exército Brasileiro, que controla a atividade por meio do Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados (R-105), aprovado pelo Decreto 3.665, de 20.11.2000. 

Segundo o EB, em breve deverão ser publicadas outras portarias para coibir o comércio varejista de fogos "profissionais", utilizados em espetáculos pirotécnicos, para que se tenha um maior controle técnico das características desses artefatos. 

De acordo com a norma, os fogos de artifício são classificados em A, B, C, e D, (assim como as classes de incêndio), conforme sua capacidade de queima e explosão. As classes C e D só podem ser vendidas para maiores de 18 anos e esta última somente para peritos, e com a devida credencial e autorização por escrito para sua queima. Fora disso é crime e denúncias de venda ou uso irregular de fogos devem ser dirigidas às autoridades policiais. 
O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) proíbe a venda, a crianças ou adolescentes, de armas, munições, explosivos e fogos de estampido e de artifício, exceto os que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar dano físico em caso de utilização indevida. 
A pena para quem descumprir a lei é de detenção de seis meses a dois anos, e multa (artigos 81, 242 e 244).
Já pelo Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), expor ao perigo a vida, a integridade física e/ou o patrimônio de outrem mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos, prevê a pena de reclusão de três a seis anos, além de multa."

Pior, é que isso é um fato ignorado por grande parte dos “colarinhos brancos” leia-se “autoridades” que, aliás, desconhecem muitas das leis que eles mesmos votam (tocando piano) no compasso da camaradagem a outros partidários, num corporativismo sem fim.
Não sabem (ou fazem de conta que não), que quem manda e regulamenta isso entre outras coisas, é o Exército Brasileiro sim senhor.
Pena que nossas gloriosas Forças Armadas se achem em estado de Hibernação e Letargia, amordaçadas, engessadas sob o “comando” de quem muitas vezes sabe nem o que é um Coturno.

Enquanto isso: “Guarde a cachorrada!”

José Idênio.

Não foi Acidente!

 

Multiplicador de Segurança! Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates